sábado, 3 de agosto de 2013

ARTIGO TÉCNICO AT 08 - RETRAÇÃO DO CONCRETO

O tema aqui apresentado é RETRAÇÃO POR SECAGEM. Esse estudo fez parte da pesquisa de doutoramento da Profa. Giana Sena Rodrigues, e trás uma contribuição muito relevante na avaliação experimental da retração.
Boa leitura a todos
Prof. E. Bauer

leia mais:
Giana Sousa Sena Rodrigues. Contribuição ao estudo da retração e da fluência e seus mecanismos de atuação a baixas idades em concretos estruturais. 2010. Tese (Estruturas e Construção Civil) - Universidade de Brasília
Disponível em:






Retração por Secagem a Baixas Idades em Concretos Estruturais 

Giana Sousa Sena Rodrigues (1); Elton Bauer (2)

(1)   Professora Dra., Departamento de Engenharia Civil – PUC-GOIÁS gianasena@uol.com.br
(2)   Professor Dr, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil - UnB elbauerlem@gmail.com

1 Introdução 


Após as etapas de mistura e lançamento, o concreto encontra-se submetido a intensas alterações internas devido a gradientes de origens térmicas e higro-térmicas. Ao mesmo tempo, encontra-se afetado por condições externas que dependem, principalmente, dos efeitos do meio ambiente no qual as estruturas encontram-se inseridas. A junção dos efeitos ocasionados pelas ações internas e externas sobre o concreto pode levar a deformações autógenas e térmicas, além de retração por secagem e fluência. Quando as deformações apresentadas pelo elemento estrutural de concreto excedem sua capacidade de deformação por tração, ocorre a formação de fissuras. A abertura, número e quantidade dessas fissuras podem limitar a capacidade de serviço da estrutura de concreto e exercer um efeito crucial sobre sua durabilidade frente à ação de agentes deletérios. 
A fissuração do concreto a baixas idades, seja pelo desenvolvimento excessivo de deformações por fluência ou pelo fenômeno da retração, pode não influenciar a segurança estrutural imediatamente, mas afeta a durabilidade a longo-prazo da estrutura por facilitar o ingresso de agentes deletérios para a parte interna do concreto. Cabe salientar que a durabilidade das estruturas de concreto e materiais cimentícios é altamente influenciada pelos estágios iniciais de hidratação. Assim, o melhor conhecimento acerca das propriedades micro-mecânicas durante o processo de hidratação do cimento e a baixas idades do concreto proverá informações sobre as alterações volumétricas incidentes, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento da retração e fluência. 

1.1 Retração por Secagem

O efeito físico da retração está sempre associado a uma contração volumétrica na estrutura da pasta de cimento, decorrente de fenômenos de diferentes naturezas (autógena, química, térmica, por carbonatação), mas principalmente pela perda de água por evaporação. Além disso, a retração pode ocorrer em diferentes fases do endurecimento do compósito e ser impedida de ocorrer livremente, conforme a restrição imposta pela construção ao elemento de concreto. Em suma, a retração total do concreto é resultado de vários tipos de retração que podem ocorrer simultaneamente, durante a vida útil da estrutura, conforme ilustrado no esquema da Figura 1 (BASTOS & CINCOTTO, 2000).
Segundo Bisschop (2003), a retração por secagem pode ser definida como uma deformação dependente do tempo devida à perda de água em condições de temperatura e umidade relativa constantes. Embora a retração por secagem tenha sido extensivamente investigada em pastas e concretos convencionais de cimento Portland, a exemplo da retração autógena, seus mecanismos básicos de desenvolvimento ainda não foram precisamente estabelecidos. De acordo com o autor, para traços convencionais, os principais mecanismos de retração propostos seriam: (i) energia de superfície livre; (ii) teoria da pressão capilar; (iii) movimento da água interlamelar e (iv) teoria da variação da pressão de disjunção. De forma geral, o consenso é de que mais do que um destes mecanismos pode estar envolvido no desenvolvimento da retração por secagem, dependendo basicamente dos valores de umidade relativa no ambiente onde o elemento (pasta de cimento ou concreto) esteja inserido. 

No que diz respeito ao comportamento dos concretos convencionais, Jensen (1995) afirma que normalmente a umidade relativa em sistemas cimentícios não atinge valores inferiores a 75%, de forma que os mecanismos da variação da energia de superfície e da pressão de disjunção não afetariam o comportamento de grande parte dos concretos convencionais frente ao desenvolvimento da retração por secagem. Assim, estima-se que a variação da pressão capilar seja o mecanismo mais adequado para a explicação do fenômeno. 
Segundo este mecanismo, a capilaridade gera interfaces curvas entre o fluido (água) e o ar contido no interior dos poros. Na interface líquido-gás desenvolve-se um gradiente de pressão designado por pressão ou depressão capilar, que é função da tensão superficial líquido-gás, do raio de curvatura e do ângulo de molhamento (SANTOS et al., 2007). Pode-se definir a pressão capilar como a diferença entre a pressão atmosférica que atua acima do menisco formado entre as paredes num poro capilar, devido à tensão superficial entre o líquido e a parede sólida, e a pressão abaixo do menisco do mesmo poro capilar. Assim, quanto mais estreitos forem os poros em processo de esvaziamento, maior a intensidade da pressão capilar. Com a redução da umidade relativa e conseqüente secagem do material, ocorre primeiramente a criação de meniscos dentro dos capilares, seguida da diminuição progressiva do raio de curvatura desses meniscos, como forma de manter o equilíbrio entre o líquido e a fase gasosa. Desenvolve-se então uma diferença de pressão entre a fase líquida e a fase gasosa que se acentua à medida que a secagem se intensifica. Conseqüentemente, a depressão do líquido deve ser globalmente equilibrada por uma retração do sólido. Em outras palavras, o mecanismo de variação da pressão capilar ocorre pelo fato de que, em uma rede capilar não saturada, a fase líquida é tracionada devido à criação de um menisco na interface líquido-gás, que induz a pressão negativa sobre as paredes dos capilares, tendendo a aproximá-las. A retração macroscópica observável é proveniente da compressão à qual o sólido é submetido (SILVA, 2007). No concreto, a água dos meniscos apresenta uma curvatura entre as partículas mais próximas da superfície ou do ponto onde a pressão do ar alcança internamente a mistura, conforme mostrado no esquema da Figura 2.

Assim, quando ocorre perda de água na pasta de cimento, ocorre movimentação capilar da água nos poros capilares. Como conseqüência, há o desenvolvimento de tensões hidrostáticas que induzem tensões de compressão no interior da estrutura sólida. As tensões hidrostáticas são desenvolvidas quando um menisco é formado no capilar. Quanto menor o raio do menisco, maior é a pressão capilar. A umidade relativa também determina o valor do raio do menisco; com umidade relativa abaixo de 40 a 45 % não existem tensões capilares, pois nesta situação os meniscos não são estáveis (MINDESS e YOUNG, 1981). Ishai (1968) apud Kovler & Zhutovsky (2006) afirmou que o mecanismo da pressão capilar ocorre para valores de umidade relativa superiores a 40%, devido à continuidade da água capilar, que favorece o desenvolvimento de maiores tensões internas na rede capilar. Baroghel-Bouny (1994) concorda que o mecanismo da pressão capilar é válido pelo menos em fortes umidades relativas, ou seja, quando os poros capilares estão cheios de líquido. 


2 Metodologia


2.1 Variáveis Aplicadas

Visando analisar a retração por secagem medida através do ensaio prescrito pela ASTM C 157/2004 (para corpos-de-prova imersos em água durante 28 dias) foram escolhidos concretos com resistência à compressão estimada aos 28 dias de 20, 35 e 50 MPa, denominados, respectivamente, C1, C2 e C3. Nesta pesquisa, foram escolhidos patamares de resistência mais utilizados nas obras de pequeno, médio e grande porte da região da Grande Goiânia, através de consulta a empresas especializadas na produção de concreto.

2.2 Materiais Utilizados e Concretos Produzidos

O aglomerante hidráulico empregado foi um cimento Portland CP V, produzido e fornecido diretamente para indústrias de produção de concreto, cuja caracterização encontra-se na Tabela 1. Os agregados miúdos utilizados foram do tipo areia natural de leito de rio e areia artificial (proveniente de rocha britada). Utilizou-se ainda agregado graúdo com dimensão máxima característica referente a britas 0 e 1. As características físicas dos agregados graúdo e miúdo estão relacionadas na Tabela 2. 


Tabela 1 – Caracterização física, química e mecânica do cimento Portland CP V utilizado na pesquisa (Laboratório de Ensaios da Cimento Tocantins S/A).



Tabela 2 – Características Físicas dos Agregados Utilizados na Pesquisa.

Para obtenção dos corpos-de-prova utilizados na pesquisa, foram utilizados traços fornecidos por indústria especializada na produção de concreto para a região da Grande Goiânia, possibilitando, desta forma, avaliar o desenvolvimento da retração por secagem em concretos aplicados nas obras de médio e grande vulto na região. Além dos materiais listados e caracterizados anteriormente, foram utilizados aditivo plastificante polifuncional retardador de pega, com características conforme listado na Tabela 3 e micro-sílica, com caracterização conforme listado na Tabela 4. Os traços utilizados e parâmetros de mistura dos concretos estudados encontram-se listados na Tabela 5. 

Pela análise da Tabela 5 verifica-se que os parâmetros de dosagem escolhidos pela concreteira se baseiam no aumento da quantidade de cimento das misturas e no incremento do uso do aditivo polifuncional, de forma a reduzir o consumo de água e a relação água/cimento. Além disso, especificamente para o traço de resistência estimada igual a 50 MPa (C3), foi inserido o uso da sílica ativa, a fim de proporcionar o aumento da resistência pela reação pozolânica.
Para cada um dos três traços de concreto selecionados, foram moldados três corpos-de-prova prismáticos, com dimensões de 75mm x 75mm x 285mm. Os concretos foram produzidos numa sala com temperaturas registradas no intervalo de 21 ± 2 ºC, com constituintes também nessa temperatura. 





2.3 Ensaio Realizado

Conforme mencionado no item anterior, a produção dos concretos foi realizada numa sala com temperatura registrada, seguindo-se a moldagem de três corpos-de-prova prismáticos, adensados em duas camadas, provenientes de uma mesma amassada. Os prismas para este ensaio tinham as dimensões de 75mm x 75mm x 285mm. Imediatamente após a moldagem, os corpos-de-prova de concreto permaneceram em ambiente úmido até a idade 24 h, quando foram desformados e imediatamente imersos em água saturada com cal. Depois de 30 minutos, os corpos-de-prova foram retirados, um de cada vez, enxutos com pano úmido, procedendo-se à leitura de referência no relógio comparador, conforme mostrado na Figura 3, correspondendo à deformação zero, dentro de uma sala com registros de temperatura situados no intervalo 21 ±2 ºC. Em seguida, retornaram para o recipiente com água saturada de cal e permaneceram submersos por 28 dias. Decorrido esse período, procedeu-se à leitura final de cura no relógio comparador, na sala climatizada. Após a leitura de 28 dias de cura, os corpos-de-prova foram armazenados ao ar, numa sala com registros de umidade relativa no intervalo de 50% ± 2% e temperaturas de 21 ± 2 ºC, com secagem nas 6 faces dos prismas. Para cada corpo-de-prova foram realizadas leituras no relógio comparador até idades próximas aos 50 dias. O cálculo da retração foi realizado de acordo com a Equação 1.

                                           
Onde:
εsec = deformação unidirecional, após a desforma com corpo-de-prova não selado, para determinação da retração por secagem após 28 dias de imersão em água com cal;
L0c = leitura inicial no extensômetro acoplado à base de medida, após a desforma;
Lic = leituras no extensômetro do aparelho comparador, no tempo i;
G = comprimento de referência para cálculo da deformação por secagem.




Figura 3 – Esquema da determinação da variação relativa de comprimento após os 28 dias de cura submersa (adaptado de SILVA, 2007).

Pelo ensaio da ASTM C 157 (2004), com o início da secagem aos 28 dias, o incremento de deformação é a soma da retração autógena e de secagem, onde a contribuição da primeira é esperado que seja desprezível. Essa hipótese simplificadora é fundamentada no fato da retração autógena apresentar maior intensidade nas primeiras idades, diminuindo sua magnitude com o tempo. Muitas vezes se encontram na literatura técnica os resultados provenientes desse método de ensaio com a terminologia de retração por secagem, feito para fins de simplificação, embora seja sabido que há uma parcela de retração autógena embutida no resultado. Assim, nesta pesquisa é usada a nomenclatura retração por secagem, embora seja conhecido que há uma parcela embutida de retração autógena. É importante mencionar, também, que esse ensaio não considera a deformação autógena + térmica ocorrida nas primeiras 24 horas, já que a determinação se inicia após essa idade. Se a deformação térmica pode ser desprezível em função dos motivos mencionados, a retração autógena nesse período é de magnitude expressiva (Aïtcin, 1998). 


3       Apresentação e Discussão dos Resultados



3.1 Resistência à Compressão

A resistência à compressão dos concretos C1, C2 e C3 foi determinada em corpos-de-prova cilíndricos, com dimensões 100mm x 200mm, nas idades de 3, 7 e 28 dias, conforme prescrições da NBR 5739 (1994). Para determinação da resistência à compressão de cada um dos traços em estudo, foi realizado o cálculo da média entre os resultados dos dois corpos-de-prova ensaiados. Conforme citado anteriormente, os traços em estudo foram escolhidos a fim de obter os valores de resistência característica mais utilizados em obras convencionais, após pesquisa entre empresas especializadas na mistura e fornecimento de concreto. Assim, os traços escolhidos abrangiam valores de resistência característica de 20 MPa (C1), 35 MPa (C2) e 50 MPa (C3). Os resultados demonstram que as resistências apuradas para a idade de 28 dias atingiram os valores de 23,78 MPa para C1, 44,27 MPa para C2 e 58,65 MPa para C3. Especificamente em relação ao concreto C2, salienta-se que, já aos 7 dias de idade o concreto já havia atingido resistência característica de dosagem estipulada para os 28 dias. Como os concretos avaliados foram obtidos com o uso de traços fornecidos por indústria especializada na produção de concreto para a região da Grande Goiânia, vislumbra-se o fato de que, devido tanto às características de dosagem como ao tipo de cimento utilizado, foram produzidos concretos com resistências superiores aos patamares almejados. As resistências apuradas foram aproximadamente 18,9%, 26,5% e 17,3% que os valores de resistência característica (fck) de dosagem. Na Figura 4 ilustra-se o desenvolvimento de resistência à compressão das misturas em estudo, para 3, 7 e 28 dias.




3.2 Retração por secagem

3.2.1 Variação Relativa de Massa de Água

Nos concretos C1, C2 e C3, após 28 dias de cura submersa, os corpos-de-prova apresentaram um aumento expressivo de massa, igual à 13,4%, 12,1% e 11,4%, respectivamente. A partir da leitura de ganho de massa (imediatamente após a retirada dos corpos-de-prova da cura submersa) e até o final das leituras efetivadas, a variação de massa de água, em relação à massa total, atingiu os valores mínimos de -9,77%, para o concreto C1, de -3,3%, para o concreto C2 e de -2,06%, após aproximadamente 50 dias de secagem. O gráfico da Figura 5 ilustra o comportamento da saída de água para o ambiente de laboratório. Cada resultado médio da variação de massa de água correspondeu à média aritmética de três resultados individuais.




A análise dos valores de variação relativa de massa de água permite identificar a tendência linear para a saída de água dos corpos-de-prova, independentemente do tipo de concreto analisado. No entanto, a adequação desta linha de tendência foi prejudicada pela saída mais acentuada de água durante os primeiros dias de secagem. Como os corpos-de-prova permaneceram em cura submersa durante 28 dias, o estabelecimento inicial do equilíbrio da umidade interna dos corpos-de-prova com o ambiente de laboratório ocasionou este comportamento. Nota-se, pelo aspecto do gráfico, que esta tendência se suaviza até os 12 dias de secagem e que, a partir deste ponto, existe outro comportamento de secagem, menos acentuado, até o final das medidas registradas. 

3.2 Valores Médios

A retração média dos corpos-de-prova, determinada imediatamente após os 28 dias de cura submersa, foi de -9,6 x 10-6, para o concreto C1, de -18,03 x 10-6, para o concreto C2 e de -21,33 x 10-6, para o concreto C3. Essa retração é a soma das parcelas autógena e térmica, em relação à leitura inicial, realizada com 24 horas após a moldagem. Desta forma, os valores de retração por secagem analisados neste item não incluem os valores de retração devidos às deformações autógena e térmica, que foram descontadas, conforme prescrições da ASTM C 157 (2004). Na Figura 6 ilustram-se os resultados médios de retração por secagem dos prismas, em função do tempo de secagem, para os concretos C1, C2 e C3. Os resultados apresentados correspondem à média aritmética dos resultados individuais. 


A adequação de curvas de tendência logarítmica aos valores apurados de retração por secagem após cura submersa resultou em coeficientes de determinação significativos, da ordem de 0,94, 0,95 e 0,93, para os concretos C1, C2 e C3, respectivamente. A partir dos dados obtidos e das curvas logarítmicas aplicadas estatisticamente, pode-se visualizar que o comportamento comumente visualizado para o desenvolvimento da retração (função logarítmica da idade) se verifica satisfatoriamente.  Na Tabela 6 encontram-se detalhados os valores médios de retração por secagem (descontados os valores de retração autógena + térmica dos dias de cura submersa) para os concretos em estudo. 


A análise dos resultados de retração por secagem expostos na Tabela 6 indica que o concreto C2 apresentou maiores valores de retração após 29 dias de secagem. Embora a diferença entre os valores apurados para retração após 53 dias de secagem tenham sido bastante próximos para os três concretos (diferença máxima de 12,8%), o comportamento foi contrário a alguns dados coletados na literatura pertinente. Segundo vários autores (Melo Neto, 2002; Pietra et al., 2003, Kalintzis & Kuperman, 2005; Esping, 2007), com o aumento da relação água/cimento, aumenta tanto o número de poros como a quantidade de água que se movimenta na rede de capilares, contribuindo para o aumento das pressões hidrostáticas capilares.  Tomando como mecanismo básico da retração por secagem em umidades relativas acima de 50%, a aproximação das camadas de C-S-H através de forças hidrostáticas, uma pasta com maior relação água/cimento apresenta maior espaço médio entre os compostos hidratados. Assim, durante o desenvolvimento da retração, maior distância será percorrida pelas partículas durante sua aproximação e, portanto, maior será a contração volumétrica. No entanto, pelos resultados apurados, infere-se que a influência da grande disponibilidade de água livre nos microporos do material (após 28 dias de imersão em água) pode ter se sobreposto ao efeito da relação água/cimento, ocasionando o comportamento. Além disso, pode-se contabilizar que existe, mesmo após os 28 dias, uma parcela de retração, contabilizada como secagem, mas que se deve à auto-dessecação do concreto, principalmente nos traços de baixa relação água/cimento (C2 e C3). Portanto, o fenômeno contabilizado no ensaio como retração por secagem pode ser entendido como retração total, devido à soma das parcelas autógena e por secagem. Pelos resultados plotados no gráfico, verifica-se que, até aproximadamente 20 dias de secagem, a retração por secagem desenvolve-se segundo um regime de velocidade mais acentuada. A partir deste ponto e até o final das leituras, os valores registrados indicaram outro regime de desenvolvimento.  

4 Considerações Finais


A retração por secagem da mistura C3 (relação água/aglomerante igual a 0,47) foi aproximadamente 11% menor que para a mistura C1 (relação água/cimento igual a 0,70), aos 53 dias. Esta mistura também demonstrou menores leituras de retração por secagem inicial (24 horas) e intermediárias. Este comportamento foi semelhante aos resultados apurados por vários pesquisadores (Weiss, 1999; Esping, 2007, Silva, 2007). Somente por estes resultados, pode-se inferir que a redução na relação água/cimento corresponde a uma redução na retração por secagem, embora essa redução não influencie a magnitude da retração total (devido ao incremento da retração autógena nas misturas de menor relação água/cimento). No entanto, para o concreto C2, a análise dos resultados de retração por secagem expostos indicaram maiores valores de retração após 29 dias de secagem, comparativamente ao concreto C1. Deste resultado isolado, infere-se que a influência da grande disponibilidade de água livre preenchendo os poros do material (após 28 dias de imersão em água) se sobrepôs ao efeito da relação água/cimento, ocasionando o comportamento.
Pelo ensaio prescrito pela ASTM C 157 (2008), com o início da secagem aos 28 dias, o incremento de deformação é a soma da retração autógena e de secagem, onde a contribuição da primeira é esperada que seja desprezível. Essa hipótese simplificadora é fundamentada no fato da retração autógena apresentar maior intensidade nas primeiras idades, diminuindo sua magnitude com o tempo. Além disso, este ensaio não considera a deformação autógena + térmica ocorrida nas primeiras 24 horas, já que a determinação se inicia após essa idade. Cabe salientar que, se a deformação térmica pode ser desprezível em função dos motivos mencionados anteriormente, a retração autógena nesse período ainda se apresenta com magnitude expressiva, podendo ocasionar a variação dos resultados retromencionados.

5 Referências Bibliográficas


AÏTCIN, P. C. Autogenous shrinkage measurement. In: E. Tazawa (ed), Autoshrink’ 98, Proceedings of the International Workshop on Autogenous Shrinkage of Concrete, Hiroshima, June, pp. 245-256, 1998.

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING MATERIALS. ASTM C157: Standard Test Method for Length Change of Hardened Hydraulic-Cement Mortar and Concrete. Philadelphia, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto - ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. Rio de Janeiro: 1994.

BAROGHEL-BOUNY, V. Caracterization des pâtes de ciment et des bétons: methodes, analyse, interpretations. Thése de doctorat de L.C.P.C., Paris, 1994.
BASTOS, P. K. X.; CINCOTTO, M. A. Retração de compósitos à base de cimento. 2000. Disponível em: http://www.ibracon.org.br/arquivos/rev25a.pdf. Acesso em 09 mai. 2002.

BISSCHOP, J., Drying shrinkage cracking at early ages. In: A. Bentur (ed), Proceedings of the early age cracking in cementitious systems, RILEM, France, pp. 27-33, 2002.

ESPING, O. Early age properties of self-compacting concrete: effects of fine aggregate and limestone filler. Doctoral Thesis, Sweden, 2007.

JENSEN, O. M. Thermodynamic limitation of self-desiccation. Cement and Concrete Research, v. 25, n. 1, pp. 157-164, 1995.

KALINTZIS, C.A.; KUPERMAN, S.C. Fluência e retração por secagem de concreto de elevada resistência. Revista Concreto, São Paulo, Ano XXXIII, p.58-63, mar., abr., mai, 2005.

KOVLER, K.; ZHUTOVSKY, S. Overview and future trends of shrinkage research. Materials and Structures, v. 39, pp. 827-847, 2006.

SANTOS, F. I. G.; ROCHA, J. C.; CHERIAF, M. Influência da cinza pesada empregada em substituição ao agregado natural nos mecanismos de transferência de umidade em argamassas. Revista Matéria, v. 12, n. 2, 2007.

SILVA, E. F. Variações dimensionais em concretos de alto desempenho contendo aditivo redutor de retração. 2007. 332 p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – COPPE, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

MELO NETO, A. A. Influência de aditivos redutores e compensadores de retração em argamassas e pastas com cimento de escória ativada. 2008. 307 p. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

MINDESS, S.; YOUNG, J. F. Concrete. Ed. Prentice-Hall. 1 ed., New Jersey, 1981.

PIETRA, I.F.D.; HELENE, P.R.L.; FIGUEIREDO, A.D. Influência da dosagem na retração por secagem em concretos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 45., Vitória, 2003. Anais. São Paulo: IBRACON, 2003.

WEISS, J. Prediction of early-age shrinkage cracking in concrete. Doctoral Thesis, Evanston, 1999.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem vindo ! Assim que possível discutiremos seu comentário.