quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

TEMA DE PESQUISA - PECC

PESQUISA DE DOUTORADO (em andamento)

LYSSYA SUELEN PEREIRA DA SILVA
Prof. ELTON BAUER (Orientador)

INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS LITOLÓGICOS, TEXTURAIS E MORFOSCÓPICOS DAS PARTÍCULAS FINAS DOS AGREGADOS NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DAS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

As argamassas de revestimento têm diversas finalidades na construção civil, sendo empregadas durante a execução da edificação, desde a implantação do canteiro até a conclusão da obra. Segundo a ABNT/NBR 13529 (1995), são obtidas através de mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, podendo conter ou não aditivos ou adições, e devem possuir propriedades de aderência e endurecimento.  As argamassas de revestimento contribuem para o desempenho da edificação e por isso devem atender aos requisitos de proteção da alvenaria e a estrutura contra a ação do intemperismo, contribuir para o isolamento térmico, isolamento acústico, estanqueidade à água, segurança ao fogo, resistência ao desgaste e abalos superficiais, regularizar a superfície dos elementos de vedação e servir como base para acabamentos decorativos, contribuindo para a estética da edificação. Essas argamassas devem possuir trabalhabilidade (consistência, plasticidade e adesão inicial), retração, aderência, permeabilidades à água, resistência mecânica e capacidade de absorver deformações, para que possam satisfazer as suas funcionalidades quando integradas no sistema de revestimento.
Os avanços no estudo das argamassas de revestimento trazem consigo alterações das técnicas de construção e aplicação, assim como o emprego de novos materiais. Nesse sentido a utilização de diferentes tipos de aglomerantes e agregados, aditivos (incorporadores de ar, retentores de águas, dentre outros), adesivos poliméricos e fibras, tem sido realizada a fim de melhorar algumas propriedades no estado fresco. Cabe destacar também que a utilização dos diferentes tipos de materiais exigem técnicas diferentes de avaliação que permitam analisar a litologia (composição dos grãos), avaliar a morfoscopia (parâmetros texturais, de forma e distribuição granulométrica), mensurar propriedades reológicas, dentre outros.
Para Neville (1975) o estado fresco é uma fase que propicia muitas das utilizações normais dos materiais cimentíceos, como por exemplo, manuseio, aplicação e compactação do material. Nesse sentido, resistência e durabilidade desses materiais são obtidas após um período de plasticidade, durante o qual é muito importante o controle das propriedades reológicas para se atingir o controle de qualidade e determinação das propriedades dos materiais.
Particularmente no caso da argamassa de revestimento o bom entendimento das propriedades reológicas é importante uma vez que as atividades realizadas no processo dependem das características da argamassa no estado fresco, sendo seu conhecimento fundamental na homogeneização dos constituintes da argamassa, características de aplicação da argamassa na superfície do substrato, no momento do espalhamento (força da argamassa sobre o substrato), para adequado sarrafeamento, entre outros. Os diferentes comportamentos da argamassa no estado fresco podem acarretar consequências negativas para as características do produto endurecido, uma vez que reologia está relacionada a propriedades como a viscosidade, e interfere na aplicação e na aderência do revestimento.
A contribuição do presente trabalho está em avaliar o comportamento reológico de argamassas de revestimento no estado fresco, através da correlação de ensaios tecnológicos, reômetria e caracterização de parâmetros litológicos e morfoscópicos, com o intuito de investigar as mudanças de comportamento reológico com a utilização de finos de diferentes procedências.


O trabalho está voltado para utilização de parâmetros capazes de quantificar o comportamento reológico das argamassas de revestimento no estado fresco, que muitas vezes são avaliados de forma indireta e qualitativa, visando atender a uma determinada condição de aplicação ou trabalhabilidade.

A pesquisa pretende produzir argamassas mistas de cimento, cal e areia, utilizadas usualmente na execução dos sistemas de revestimento. Será realizada a avaliação litológica, morfoscópica (parâmetros texturais, de forma e distribuição granulométrica) dos grãos, através da introdução de finos nestas composições para que se possa entender como este tipo de partícula modifica o fluxo do material. Para cada composição será verificado o teor de finos existentes nas areias, em seguida retirados, e depois acrescentados teores pré-determinados de finos para analisarmos, também, a influência dos finos nas propriedades das argamassas.
Para a determinação das propriedades reológicas das argamassas de revestimento está sendo utilizado o Viscosímetro Programável DVIII Ultra, que é capaz de fornecer uma análise mais detalhada da argamassa, uma vez que é possível obter dados de viscosidade e tensão de cisalhamento, parâmetros fundamentais para a caracterização do material.




O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa de Sistemas Construtivos e Desempenho de Materiais e Componentes do Programa de Pós-graduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade de Brasília, particularmente no tema “Argamassas de revestimento”.

REFERÊNCIAS INICIAIS
ARNOLD, D. C. M. Análise da influência da forma dos grãos nas propriedades das argamassas. Dissertação (Mestrado). Universidade do vale do rio dos sinos - UNISINOS, São Leopoldo, 2011.
BANFILL, P. F. G. Rheological methods for assessing the flow properties of mortar end related materials. Construction and Building Materials, p. 43-50. 1994.
BAUER, E. ; MOTA, N. M. B.; KRAUS, E. ; E PEREIRA, C. H. A. F. Consistência das argamassas de revestimento e sua relação com a demanda de água e as partículas finas. E-Mat – Revista de ciência e Tecnologia de Materiais de Construção Civil, v. 3, n. 2, p. 91-102, Novembro, 2006. 
DE SCHUTTER, G.; e POPPE, A. M. Quantification of the water demand of sand in mortar. Construction and Building Materials. p. 517-521. 2004.
KWAN, A. K. H.; FUNG, W. W. S.;  WONG, H. H. G. Water film thickness, flwability and rheology of cement-sand mortar. Advances in Cement Research, v. 22, n°1, 2010. 
KWAN, A. K. H.; MORA, C. F.; CHAN, H. C. Particle shape analysis of coarse aggregate using digital image processing. Cement and Concrete Research, v. 29, p. 1403-1410, 1999.
MIN, B. H.; ERWIN, L.; JENNINGS, H. M. Rheological behavior of fresh cement past as measured by squeeze flow. Journal of materials science. v. 9, p. 1374-1381, 1994.
SOUZA, J. G. G. de. Contribuição ao Estudo das Propriedades das Argamassas de Revestimento no Estado Fresco. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília. Brasília, 2005.
TRISTÃO, F. A. Influência dos parâmetros texturais das areias nas propriedades das argamassas mistas de revestimento. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem vindo ! Assim que possível discutiremos seu comentário.