sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Brincando com a Termografia de Infra-vermelho

Prezados, bom dia !!

Já fazem alguns meses que estamos do Laboratório de Ensaio de Materiais (UnB) trabalhando com a técnica de Termografia de Infra-Vermelho  na avaliação de edifícios. Nossa linha de investigação inicial é a busca de ferramentas e técnicas específicas para o diagnóstico de patologias na envoltória do edifício.
Alguns grupos de pesquisa no país já tem trabalhado com a técnica. Cito aqui os trabalhos coordenados pelo prof. Ivo Padaratz na UFSC, da profa. Angela Masuero na UFRGS, e da Profa Helena Carasek na UFG. Peço desculpas se esqueci alguém, ou se não conheço outros trabalhos no Brasil.
Recentemente conheci os trabalhos dos professores Ines simões e Nuno Simões no ITeCons em Coimbra. Também mencionamos os trabalhos do prof Vasco Peixoto e da profa Eva Barreira na Universidade do Porto (FEUP)  
Busco criar uma discussão saudável no tema, pelo que peço aos colegas sua contribuição aqui no blog.
Abaixo, mostro um conjunto de 4 imagens. As primeiras 2 referem-se a uma fachada umedecida logo após uma pancada de chuva. As fotos 3 e 4 Mostram um detalhe de uma caixa de escadas do edifício. Observem a riqueza de informações que podemos obter com os mais diferentes interesses (identificação dos elementos estruturais, identificação de fissuras, gradientes térmicos, etc.)
Obviamente isso são potencialidades e as metodologias específicas estão sendo estudadas pelos diferentes grupos de pesquisa. Vamos divulgar o que temos encontrado?
Atenciosamente,
prof. Elton Bauer
matandmat.blog@gmail.com

Figura 1 - Imagem térmica logo após incidência de chuva

Figura 2 - Fotografia digital obtida no mesmo momento da Figura 1

Figura 3 - Imagem térmica identificando os elementos estruturais (caixa de escada)
Figura 4 - Fotografia digital obtida no mesmo momento da Figura 3 


2 comentários:

  1. Muito interessante professor. A termografia consegue identificar regiões com variação de umidade, indicando os pontos críticos em fachadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos Feijão. Obrigado pelo seu comentário !!
      Cabe colocar o seguinte: uma vez que o material se encontra com umidade, na superfície provavelmente ocorrerá evaporação de água. Essa evaporação ocorre com remoção do calor latente de evaporação da água tendo como consequência a redução da temperatura.Como a termografia de infra vermelho capta temperatura, a técnica detecta essa região com temperaturas inferiores (aparece a mancha no termograma).
      Como leitura complementar sugiro o artigo:

      Barreira, E. Freitas, V.P. Evaluation of building materials using infrared thermography.Construction and Building Materials 21 (2007) 218–224

      Atenciosamente,Prof. E. Bauer

      Excluir

Muito bem vindo ! Assim que possível discutiremos seu comentário.