Prof. Elton Bauer
UTILIZAÇÃO DE MEMBRANA DE POLIURÉIA PARA
IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJES DE ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS.
VASCONCELOS, Paulo
Henrique(1); GRANATO, José Eduardo (2)
(1) –
Mestrando em Estruturas e Construção Civil, Universidade de Brasília -
Diretor
Técnico - CIAIMPER
(ph@ciaimper.com.br)
(2) Engenheiro
Civil e Gerente Comercial - VIAPOL
IMPERMEABILIZANTES
(granato@viapol.com.br)
RESUMO
Poliuréia
é um sistema de elastômeros com alta flexibilidade, tadavia com alta
resistência à abrasão. No passado recente foi muito utilizada em aplicações
industriais mas atualmente tem ganhado muito espaço no segmento da construção
civil devido ao fato de ser um sistema impermeabilizante que apresenta maior
rapidez executiva, menor custo e maior facilidade de manutenção em relação aos
sistemas asfálticos tradicionalmente utilizados.
INTRODUÇÃO
Membrana
de Poliuréia é o nome dado ao sistema de revestimento impermeabilizante e
protetor a base de elastômeros formado pela reação de dois componentes (Poliole isocianato),
de cura extremamente rápida, aplicados normalmente por equipamentos spray em
temperaturas por volta de +60 oC a +80oC (hot spray).
·
Poliuréias puras: Maior resistência química e à
abrasão.
o Alifáticas-
Resistente ao UV e COM estabilidade de cor
o Aromáticas
- Resistente ao UV e SEM estabilidade de cor
· Poliuréias Híbridas: poliuretanos/poliuréia
(composta de isocianatos+aminas+poliol), estas menos resistênciaquímicase
comparado comas poliuréias puras
MERCADO DA POLIURÉIA
Inicialmente,
o sistema de poliuréia era utilizado principalmente no segmento industrial,
para revestimento de estruturas submetidas a severas abrasões físicas, como
interior de tubos, caçambas de caminhões, entre outros.
Apesar
do seu alto custo, esse tipo de revestimento era bastante utilizado pela sua
facilidade, leveza e rapidez de aplicação em relação aos revestimentos
metálicos.
Atualmente
a poliuréia tem custo aproximado de US$ 15,00 por kg; aplicada numa espessura
de 2 mm, seu custo esta na ordem de R$
100,00 por m2. Isso fez que o perfil do mercado consumidor desse tipo de
revestimento tivesse grande alteração.
Figura 2: Segmentação
do mercado da Poliuréia em 2002 e 2012
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·
Cura instantaneamente: 3 a 40 segundos
·
Impermeável a água, vapores e vários produtos
químicos.
·
Pode ser aplicada em condições extremas de
umidade relativa e temperatura
·
A poliuréia não é um produto tóxico, não
inflamável, isenta de solventes, não libera gases tóxicos, sendo um excelente
aliado para contenção de resíduos que agridem a natureza, como efluentes
contaminantes diversos.
·
Grande capacidade de alongamento e dureza
superficial
·
Podem ser aplicados sobre área inclinada,
horizontal ou vertical, sem gotejamento.
·
Permite liberação rápida da área para
utilização.
·
100% sólidos. Dois componentes, um sistema de
revestimento pode ser pulverizada ou derramado em uma relação de volume de 1:1.
·
Elimina a necessidade de aplicações em
multicamadas.
·
Excelentes propriedades físicas, incluindo
tração, rasgamento e alongamento.
·
Boa estabilidade térmica. Estável até 350 °C.
·
Pigmento compatível. Corantes podem ser
adicionados para mudar a aparência e a estabilidade à luz.
·
Formulações flexíveis. Pode ser formulado
variando a dureza de suave a elastômeros rígido.
·
Pode ser incorporado fibras de reforço durante a
aplicação.
·
Aplicação extremamente rápida, com reação de
polimerização em poucos segundos, permitindo a rápida liberação da obra.
·
Excelente alongamento, com formulações variando
entre 100% a 600%.
·
Excelente resistência à abrasão, podendo ser
utilizado como revestimento sujeito a tráfego de veículos, empilhadeiras, etc.
·
Dureza Shore D média: 45 a 80
·
Resistência a Tração média: 18 Mpa
·
Cura: 15 minutos.
·
Resistente a impactos
·
Adere sobre concreto, metal e outros materiais.
·
Isento de voláteis (100% sólidos).
·
Elevada impermeabilidade a água e gases.
·
Resistente ao UV, embora desbote, quando do tipo
aromático.
·
Espessura ilimitada para aplicação.
·
Aplicável em temperaturas variando entre -15oC a
+70oC
·
Excelente desempenho em temperaturas de serviço
entre - 45 oC a +90oC (picos de +120oC).
TABELA
1: Resistência Química da Poliuréia
PRINCIPAIS UTILIZAÇÕES:
Indústria:
· Impermeabilização, em especial em locais onde as
agressões químicas, mecânicas e térmicas sejam constantes, tais como:
·
Indústria de Alimentos e Bebidas;
·
Centros de Distribuição;
·
Câmaras Frigoríficas;
·
Indústrias Químicas e Farmacêuticas;
·
Indústrias de Papel e Celulose;
· Proteção mecânica e camada de sacrifico em
operações com alta abrasão, como rampas e pisos industriais;
·
Indústria de mineração
·
Indústria automotiva, aeronáutica e naval
Construção
Civil:
·
Lajes de tráfego de Veículos
·
Lajes impermeabilizadas
·
Recuperação de Telhados
·
Helipontos
·
Canais de irrigação
·
ETE’s e ETA’s
·
Piscinas
·
Arquibancadas de estádios
Figura 3: Aplicação de
Poliuréia em lajes de Estacionamento
Figura 4: Detalhe da aplicação
LAJES DE TRÁGEGO DE VEÍCULOS
O sistema
tradicional e mais utilizado em impermeabilização de lajes que possuem trânsito
de veículos ainda é a manta asfáltica. No entanto, uma simples camada de manta
asfáltica instalada com o uso de maçaricos é um sistema muito pouco seguro para
esse tipo de solicitação.
Atualmente, os
projetistas tem recorrido, portanto, ao sistema de multi-camadas asfálticas,
valendo-se da maior espessura para garantir o sucesso da impermeabilização.
Notadamente, tem se utilizado camadas intercaladas de manta asfáltica adericas
sobre camadas de asfaltos oxidados aplicados em altas temperaturas.
Todavia, existem
critérios de especificação e projeto tão importantes quanto a questão da
durabilidade, como a capacidade de manutenção, custo de execução, velocidade de
aplicação entre outros.
Nos sistemas
baseados em camadas asfálticas, é necessário ser feito uma camada de proteção
mecânica, para o tráfego de veículos, e esta, normalmente deve ter cerca de 10
cm de espessura e deve, ainda, ser
armada com tela de aço. Entre a camada de impermeabilização asfáltica (que tem
baixa resistência ao puncionamento mecânico) e a camada de proteção mecânica é
necessário o uso de uma camada “amortecedora” que objetiva não tansmitr
esforços, notadamente, puncionamento à camada impermeabilizante.
O uso da membrana
de Poliuréia elimina essa grande sequência de trabalhos por ser apenas uma
única camada aplicada diretamente sobre a laje de concreto lisa e devidamente
preparada; e esta preparação consiste apenas no lixamento para retirada de
resíduos de sujeira, hidro-lavagem e aplicação de imprimante base epóxi, sendo,
portanto, muito simples.
A membranda de
poliuréia é impermeável, aderente ao substrato e suporta as solicitações mecânicas
do trânsito dos veículos, além de ser o acabamento estético final. A maior
simpliciadde de aplicação faz com que a elevada rapidez de execução seja
critério fundamental para a grande expanção desse sistema no segmento da
construção civil.
Uma análise breve
de custos para ser feita através de Tabela 2:
TABELA 2:
Comparativo de custos entre sistemas impermeabilizantes para tráfego de
veículos
CONCLUSÕES:
O
sistema de impermeabilização através de membrana de poliuréia tem substituído o
uso dos sistemas de base asfáltica, principalmente devido a:
Rapidez
de execução
Maior
facilidade de manutenção
Custos
inferiores
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GRANATO,
José Eduardo – Novas Tecnologias de Impermeabilização da Construção Civil,
Ciclo de Palestras PINI– VIAPOL 2012
CAMPIOTO,
Everton – Impermeabilização Com Spray De Poliuréia–Palestra TECOBI SUMMIT 2012 – DOW QUÍMICA.
BAUER,
Elton; GRANATO, José Eduardo; VASCONCELOS, Paulo H; IBRACON - MATERIAIS DE
CONSTRUÇAO CIVIL, CAP 41 Sistemas de Impermeabilização e Isolamento Térmico.
São Paulo, IBRACON, 2007.
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