quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DIVULGAÇÃO TÉCNICA - AT 07 - IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJES COM MEMBRANA DE POLIURÉIA

Trazemos aqui artigo técnico do Eng Paulo Henrique Vasconcelos (CIAIMPER - BRASÍLIA-DF) e do Eng. José Eduardo Granato (VIAPOL IMPERMABILIZANTES) discutindo a aplicabilidade de membranas em poliuréia na impermeabilização de lajes. Agradecemos aos autores sua colaboração e boa leitura a todos.
Prof. Elton Bauer


UTILIZAÇÃO DE MEMBRANA DE POLIURÉIA PARA IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJES DE ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS.


VASCONCELOS, Paulo Henrique(1); GRANATO, José Eduardo (2)

(1)  – Mestrando em Estruturas e Construção Civil, Universidade de Brasília -
Diretor Técnico - CIAIMPER
(ph@ciaimper.com.br)

(2)  Engenheiro Civil e Gerente Comercial -  VIAPOL IMPERMEABILIZANTES
(granato@viapol.com.br)




RESUMO

Poliuréia é um sistema de elastômeros com alta flexibilidade, tadavia com alta resistência à abrasão. No passado recente foi muito utilizada em aplicações industriais mas atualmente tem ganhado muito espaço no segmento da construção civil devido ao fato de ser um sistema impermeabilizante que apresenta maior rapidez executiva, menor custo e maior facilidade de manutenção em relação aos sistemas asfálticos tradicionalmente utilizados.



INTRODUÇÃO

Membrana de Poliuréia é o nome dado ao sistema de revestimento impermeabilizante e protetor a base de elastômeros formado pela reação de dois componentes (Poliole isocianato), de cura extremamente rápida, aplicados normalmente por equipamentos spray em temperaturas por volta de +60 oC a +80oC (hot spray).

·         Poliuréias puras: Maior resistência química e à abrasão.
o   Alifáticas- Resistente ao UV e COM estabilidade de cor
o   Aromáticas - Resistente ao UV e SEM estabilidade de cor

·  Poliuréias Híbridas: poliuretanos/poliuréia (composta de isocianatos+aminas+poliol), estas menos resistênciaquímicase comparado comas poliuréias puras


 Figura 1: Equipamentos de aplicação de Poliuréia

MERCADO DA POLIURÉIA

Inicialmente, o sistema de poliuréia era utilizado principalmente no segmento industrial, para revestimento de estruturas submetidas a severas abrasões físicas, como interior de tubos, caçambas de caminhões, entre outros.

Apesar do seu alto custo, esse tipo de revestimento era bastante utilizado pela sua facilidade, leveza e rapidez de aplicação em relação aos revestimentos metálicos.

Atualmente a poliuréia tem custo aproximado de US$ 15,00 por kg; aplicada numa espessura de 2 mm,  seu custo esta na ordem de R$ 100,00 por m2. Isso fez que o perfil do mercado consumidor desse tipo de revestimento tivesse grande alteração.

Figura 2: Segmentação do mercado da Poliuréia em 2002 e 2012




PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

·         Cura instantaneamente: 3 a 40 segundos
·         Impermeável a água, vapores e vários produtos químicos.
·         Pode ser aplicada em condições extremas de umidade relativa e temperatura
·         A poliuréia não é um produto tóxico, não inflamável, isenta de solventes, não libera gases tóxicos, sendo um excelente aliado para contenção de resíduos que agridem a natureza, como efluentes contaminantes diversos.
·         Grande capacidade de alongamento e dureza superficial
·         Podem ser aplicados sobre área inclinada, horizontal ou vertical, sem gotejamento.
·         Permite liberação rápida da área para utilização.
·         100% sólidos. Dois componentes, um sistema de revestimento pode ser pulverizada ou derramado em uma relação de volume de 1:1.
·         Elimina a necessidade de aplicações em multicamadas.
·         Excelentes propriedades físicas, incluindo tração, rasgamento e alongamento.
·         Boa estabilidade térmica. Estável até 350 °C.
·         Pigmento compatível. Corantes podem ser adicionados para mudar a aparência e a estabilidade à luz.
·         Formulações flexíveis. Pode ser formulado variando a dureza de suave a elastômeros rígido.
·         Pode ser incorporado fibras de reforço durante a aplicação.
·         Aplicação extremamente rápida, com reação de polimerização em poucos segundos, permitindo a rápida liberação da obra.
·         Excelente alongamento, com formulações variando entre 100% a 600%.
·         Excelente resistência à abrasão, podendo ser utilizado como revestimento sujeito a tráfego de veículos, empilhadeiras, etc.
·         Dureza Shore D média: 45 a 80
·         Resistência a Tração média: 18 Mpa
·         Cura: 15 minutos.
·         Resistente a impactos
·         Adere sobre concreto, metal e outros materiais.
·         Isento de voláteis (100% sólidos).
·         Elevada impermeabilidade a água e gases.
·         Resistente ao UV, embora desbote, quando do tipo aromático.
·         Espessura ilimitada para aplicação.
·         Aplicável em temperaturas variando entre -15oC a +70oC
·         Excelente desempenho em temperaturas de serviço entre - 45 oC a +90oC (picos de +120oC).

  
TABELA 1: Resistência Química da Poliuréia
PRINCIPAIS UTILIZAÇÕES:

Indústria:
·    Impermeabilização, em especial em locais onde as agressões químicas, mecânicas e térmicas sejam constantes, tais como:
·         Indústria de Alimentos e Bebidas;
·         Centros de Distribuição;
·         Câmaras Frigoríficas;
·         Indústrias Químicas e Farmacêuticas;
·         Indústrias de Papel e Celulose;
·   Proteção mecânica e camada de sacrifico em operações com alta abrasão, como rampas e pisos industriais;
·         Indústria de mineração
·         Indústria automotiva, aeronáutica e naval

Construção Civil:
·         Lajes de tráfego de Veículos
·         Lajes impermeabilizadas
·         Recuperação de Telhados
·         Helipontos
·         Canais de irrigação
·         ETE’s e ETA’s
·         Piscinas
·         Arquibancadas de estádios



Figura 3: Aplicação de Poliuréia em lajes de Estacionamento

Figura 4: Detalhe da aplicação


LAJES DE TRÁGEGO DE VEÍCULOS

O sistema tradicional e mais utilizado em impermeabilização de lajes que possuem trânsito de veículos ainda é a manta asfáltica. No entanto, uma simples camada de manta asfáltica instalada com o uso de maçaricos é um sistema muito pouco seguro para esse tipo de solicitação.

Atualmente, os projetistas tem recorrido, portanto, ao sistema de multi-camadas asfálticas, valendo-se da maior espessura para garantir o sucesso da impermeabilização. Notadamente, tem se utilizado camadas intercaladas de manta asfáltica adericas sobre camadas de asfaltos oxidados aplicados em altas temperaturas.

Todavia, existem critérios de especificação e projeto tão importantes quanto a questão da durabilidade, como a capacidade de manutenção, custo de execução, velocidade de aplicação entre outros.

Nos sistemas baseados em camadas asfálticas, é necessário ser feito uma camada de proteção mecânica, para o tráfego de veículos, e esta, normalmente deve ter cerca de 10 cm de espessura e deve, ainda,  ser armada com tela de aço. Entre a camada de impermeabilização asfáltica (que tem baixa resistência ao puncionamento mecânico) e a camada de proteção mecânica é necessário o uso de uma camada “amortecedora” que objetiva não tansmitr esforços, notadamente, puncionamento à camada impermeabilizante.

O uso da membrana de Poliuréia elimina essa grande sequência de trabalhos por ser apenas uma única camada aplicada diretamente sobre a laje de concreto lisa e devidamente preparada; e esta preparação consiste apenas no lixamento para retirada de resíduos de sujeira, hidro-lavagem e aplicação de imprimante base epóxi, sendo, portanto, muito simples.

A membranda de poliuréia é impermeável, aderente ao substrato e suporta as solicitações mecânicas do trânsito dos veículos, além de ser o acabamento estético final. A maior simpliciadde de aplicação faz com que a elevada rapidez de execução seja critério fundamental para a grande expanção desse sistema no segmento da construção civil.

Uma análise breve de custos para ser feita através de Tabela 2:


TABELA 2: Comparativo de custos entre sistemas impermeabilizantes para tráfego de veículos 


CONCLUSÕES:

O sistema de impermeabilização através de membrana de poliuréia tem substituído o uso dos sistemas de base asfáltica, principalmente devido a:

Rapidez de execução
Maior facilidade de manutenção
Custos inferiores


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

GRANATO, José Eduardo – Novas Tecnologias de Impermeabilização da Construção Civil, Ciclo de Palestras PINI– VIAPOL 2012

CAMPIOTO, Everton – Impermeabilização Com Spray De Poliuréia–Palestra TECOBI  SUMMIT 2012 – DOW QUÍMICA.

BAUER, Elton; GRANATO, José Eduardo; VASCONCELOS, Paulo H; IBRACON - MATERIAIS DE CONSTRUÇAO CIVIL, CAP 41 Sistemas de Impermeabilização e Isolamento Térmico. São Paulo, IBRACON, 2007.




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